terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Contribua Com o Nosso Corre!

O Coletivo FACA, mantenedor do Espaço Cultural FACA, tem por princípio realizar suas atividades com o menor custo possível para @s participantes das oficinas, debates, eventos, projeções de filmes, mostras culturais, etc.; de preferência, custo zero.
No nosso entendimento, a cultura não é um produto a ser mercantilizado e, sim, um valor humano, construído ao longo de processos históricos, que traduz as vivências e aprendizados de todo um povo.
Na questão constitucional, o acesso a cultura é um direito básico que pouquíssimas vezes é respeitado, como no caso de nossa região, Grajaú, que abriga 500 mil habitantes, em sua maioria jovens, mas não possui Casa ou Centro Cultural, e os poucos equipamentos existentes, como os CEUs, estão com seu trabalho precarizado por questões institucionais e burocráticas.
Os/as jovens da periferia, já tão privados de tudo o que há de mais básico da vida digna, são excluídos de qualquer possibilidade conhecer e desenvolver-se através de diversas linguagens artístico-culturais, como teatro, poesia, artes-plásticas, diversos estilos musicais, e fecham-se numa idéia de diversão regada a álcool, drogas, violência, preconceito, banalização...
Com toda esta carga, a cultura se torna uma poderosa arma para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa, onde as pessoas, os animais e o meio ambiente não sejam produtos nem inimigos em potencial, mas sim o motivo pelo qual, e para quem, a sociedade se desenvolve.
Contando apenas com nossos recursos pessoais, muitas vezes desviado de nossos usos individuais ou familiares, ou provenientes de editais por financiamentos governamentais, muitas vezes somos obrigados a cessar nossas atividades, pois a verba é pouca ou extremamente determinada, não podendo ser utilizada para outras atividades além das aprovadas no projeto.
No entanto, em vários momentos, fomos ajudados com doações materiais para realização de oficinas ou eventos, equipamentos de som e imagem para realização de atividades, mobília para o espaço de convivência, livros e revistas para nossa biblioteca e mesmo dinheiro para transporte, alimentação, contas...
Então abrimos este espaço para pedir a todas e todos que acreditam na idéia do Espaço Cultural FACA e que queiram contribuir com nosso trabalho, mas até agora não sabiam como, façam o seguinte:

Leve sua doação à Avenida Robert Kennedy, 5929
Parque Atlântico - Cidade Dutra
Aos cuidados de Marcelino
(pra quem vem de Santo Amaro, é um pouco depois da Avenida Professor Papini, próximo as floriculturas, o local é um brechó)

Se preferir, entre em contato conosco:
(11) 2772 - 7392
faca3x5@gmail.com
faca3x5@hotmail.com

Agora, se você quer ser um colaborador e participar dos processos de realização de nossas atividades, entre em contato conosco, pelos meios acima citados, para marcarmos um dia para trocarmos idéia.

Exemplos de coisas que podem ser doadas:

- material de escritório em geral
- material artístico em geral
- livros
- revistas
- papel sulfite branco ou colorido
- lápis de escrever
- lápis de colorir
- canetas
- borrachas
- spray
- estiletes
- cartolina
- papel cartão
- cola branca ou em bastão
- canetas
- canetões
- cadernos
- CD's e DVDs virgens
- filmes em VHS ou DVD
- telas para pintura
- roupas
- barbante
- móveis
- sementes
- mudas de plantas
- alimentos
- equipamentos de som e imagem ou acessórios
- instrumentos musicais

Todos os recursos doados ao Coletivo FACA serão utilizados unicamente na continuidade do trabalho do Espaço Cultural FACA, atividades, eventos, oficinas, formações e intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário